Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Tecnologia
Marketing Digital

Leonardo Bortoletto, sócio-diretor Web Consult

MARKETING DIGITAL
Loja virtual muda portal e aumenta vendas em mais de 500%

A internet oferece milhares de oportunidades para empresas de todos os setores e não há qualquer desculpa para a sua ainda não estar na rede mundial de computadores. Se o que te falta é um web site, hoje há projetos bem viáveis a qualquer micro empresa. Mas, se você já tem um site, mas acha que ele só te dá custo e nenhum resultado, alguma coisa está errada. Para falar sobre a importância do marketing digital, convidamos o especialista no assunto, Leonardo Bortoletto. Ele também falou sobre os resultados de sucesso que a Livraria Leitura alcançou com o desenvolvimento de um projeto para a loja virtual da rede.

Bortoletto contou que há 10 anos a livraria teve iniciativa de desenvolver um projeto para internet, porém, muitos investimentos foram totalmente perdidos.
“Os empresários ficaram frustrados com a internet. Eles mensuraram um resultado que, na época, ela não poderia gerar”, explica. Este ano, a rede teve o sucesso da loja virtual consolidado. Através de um contato que um responsável da Leitura fez com a equipe de Bortoletto, após assistir ao programa, a loja conseguiu se manter na primeira posição no site de busca do Google. Isso significa mais visibilidade e maior possibilidade de gerar negócios. 

Mas, segundo o especialista, não basta apenas ter a primeira posição no sistema de busca mais utilizado no Brasil, que representa 80% do fluxo de consultas pela internet. É preciso um conjunto de ações, como entender o público-alvo e saber destacar os produtos que mais o interessarem. “Os mercados virtual e real são muito diferentes. Um não garante o sucesso do outro, e os produtos vendidos, muitas vezes, não são os mesmos”, alerta.

Das cores dos produtos na página principal à entrega do produto na casa do cliente. Em um projeto bem planejado, tudo tem uma razão de ser, segundo Bortoletto. “Nenhuma escolha passa despercebida. Seria a mesma coisa de montar uma vitrine sem pensar no que o consumidor gosta de comprar, por exemplo, no Natal. A loja virtual não pode servir apenas como uma plataforma online, um folder eletrônico, ela tem que gerar negócio”, reafirma.

A loja virtual da rede de livrarias oferece cerca de 50 mil itens. Para cada um deles, a consulta via Google pode ser feita de maneira variada, ou seja, utilizando nomes variados. “Você digita o nome completo de um produto, mas poderia colocar parte do nome, ou algum nome relacionado. A gente tem que pensar em tudo isso”, diz.
Leonardo Bortoletto contou que, ao assumir o Grupo Leitura, o site recebia 1500 visitas diárias. Isso há dois meses. Hoje, são mais de 10 mil por dia. Graças a um bom planejamento de marketing digital. “Tem que investir no projeto, porque um cliente insatisfeito na internet é mais cruel do que um na loja real. Porque, em um clique, ele muda de página, compra de outra loja, e também em um clique ele envia para toda da sua lista um e-mail dizendo que não gostou e falando mal da loja. Ou seja, o falar mal se propaga com muito mais rapidez”, conclui.

Foto: Mariana Neto

 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios