Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Liderança
Líder deve pedir perdão?

Milton de Oliveira, consultor e psicólogo

LIDERANÇA

Líder que erra deve pedir perdão?

02/12/08

Ser um líder empresarial está cada dia mais difícil e, segundo as empresas, não é por falta de vagas, mas de qualificação. Na lista de exigências das empresas há dezenas de qualidades, muitas vezes, difíceis de encontrar.

As empresas querem muitas coisas de seus executivos. Eles precisam ter excelente percepção de cenários para conseguir antever problemas e soluções, estar muito bem informados, gostar de tecnologia e saber tirar dela as soluções necessárias para o progresso do negócio.

A lista de exigências ainda não acabou. Os líderes de uma empresa também precisam ter sensibilidade para lidar com pessoas. Aquele estilo truculento, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, está com os dias contados. Mas, apesar disso, ver um líder mais sensível ainda traz desconfiança a uma equipe. Há quem acredite que ter um chefe mais sensível pode indicar um executivo mais frágil. O assunto do qual falamos em um dos blocos do programa está inserido nessa última característica de um bom líder.  Quando erra, esse líder deve pedir perdão à equipe, ou tomar essa atitude poderá provocar mais perdas que ganhos no relacionamento com a equipe?

Milton de Oliveira já iniciou a entrevista com um alerta: “as pessoas têm medo das emoções, porque acham que podem perder o poder se demonstrá-las. Mas é exatamente o contrário que acontece. O que legitima as pessoas não é o racional, mas o aspecto da sensibilidade, da emoção”. Segundo o especialista no assunto, ele já acompanhou grandes executivos e empresários que se emocionaram diversas vezes na frente da equipe e, nem por isso, perderam essa credibilidade perante os funcionários.

Para o consultor, líder que erra deve, sim, pedir perdão. Se o erro foi cometido em público, que assuma diante de todos. Se foi cometido em relação a uma pessoa específica, o líder deve se desculpar diretamente com ela. “Se um líder quer trabalhar com uma equipe de alta confiança, quanto mais aberto for o jogo, melhor. Ele ganha maior respeitabilidade. O mínimo de humildade faz bem, e a equipe reconhece”, comenta.

Quando falamos de emoção, Milton lembra que se emocionar não significa somente chorar. “A alegria é uma emoção muito importante. E muitas empresas não cultivam essa emoção. Mas é ela que traz toda a energia positiva para a empresa”, afirma. Aliás, muito se vê, no dia-a-dia, executivos que sequer comemoram uma vitória alcançada.

Para concluir o recado, Milton de Oliveira deixou uma sugestão para executivos ou donos de empresas que passam por essa situação de errar e não saber como reagir. “Cometeu um erro com alguém, peça desculpas. Se foi feito em público, peça desculpas em público. Mas se foi em particular, faça-o em particular. Só tome cuidado para que o problema não chegue aos ouvidos dos outros por outras pessoas. Assuma e dê satisfação você mesmo”.
Dezembro é mês de confraternização. Aproveite esse momento para se sair bem diante da equipe, expondo sua emoção. Quanto mais transparência, mais força.

Foto: Mariana Neto

 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios