Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Novos Negócios
Crematório de Animais

Vicente Martins, empresário

NOVO NEGÓCIO
Empresário pesquisa e descobre oportunidade inédita de negócio em Minas

29/04/08

Ao contrário do que acontece com a maioria dos novos empreendedores, a motivação para abrir o crematório para pequenos animais não veio do desejo de ganhar dinheiro, mas de uma preocupação ambiental. A sensibilidade ajudou. Foi ela que deu o alerta. “O destino dos animais que eram sacrificados na ONG por doença ou outras necessidades, encaminhávamos através da prefeitura sem saber o que era feito. Pesquisei e descobrir que o destino era o lixão. Apesar de se tratar de animais que não eram nosso, mas que a gente acolhia, chocou saber que eles iam para o lixo”, conta o fundador Vicente Martins.

Montar um cemitério para enterrar os bichinhos também não resolveria. Causaria outro problema ambiental: contaminação do lençol freático. Vicente viajou para conhecer um negócio parecido e voltou para Belo Horizonte determinado a abrir o serviço pioneiro. No princípio era para ser apenas uma ONG. Mas o investimento seria alto. Montar um negócio foi a solução. “Visitei um crematório em São Paulo, falei que estava com intenção, não abriram a visitação de forno por questão estratégica, mas visitei, conversei a respeito, e fui sentido através do convívio com pessoas ligadas a animais, e senti a necessidade. A partir daí pesquisei o forno no exterior e no Brasil”, conta.

Uma pesquisa apontou que a oportunidade era boa mesmo! O número de cremações por semana está perto de dez. A empresa ainda possui uma carteira de clientes que já compraram títulos preventivos de cremação para animais ainda vivos. A procura cresce a cada dia. Pessoas como Sônia Canettieri, que são surpreendidas pela morte do animalzinho de estimação passaram a buscar o crematório. “Nós pensávamos, quando ele faleceu, de enterrá-lo ate lá em casa, mas depois a gente achou que aqui a cremação seria o método mais correto, porque aqui tem os equipamentos próprios, até inclusive para o meio ambiente”, explica a aposentada.
Luzia Azevedo foi a primeira cliente da jovem empresa a contratar o serviço de velório. Ela perdeu a cadela com 11 anos de vida. A boxer era considerada parte da família. “Quando a gente ama o animal, igual a gente ama, acho que foi o melhor caminho, a melhor coisa que poderíamos fazer por ela”, se emociona.
 
Mesmo sabendo que acertou em cheio ao criar o novo negócio, Vicente Martins sabe que o retorno do investimento deve demorar, e até este dia chegar, novas melhorias terão que ser feitas para garantir que o negócio ocupe com sucesso o espaço que deseja no bem-sucedido mercado de produtos e serviços para animais de estimação. “Nós temos a expectativa de ter o retorno em cinco anos, é uma expectativa. Mas temos que fazer investimentos durante os primeiros meses, para aprimorar certas coisas. Então a cada momento a gente vê necessidade de algum investimento novo”, completa.

Fotos: Mariana Neto

Mais fotos

 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios