Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Tecnologia
Internet eficiente

Leonardo Bortoletto, empresário

INTERNET
Especialista fala da importância dos sites de buscas e da publicidade online

22/04/08

A empresa que não tem um site na internet, tem uma séria defasagem a corrigir. Para os empresários e gestores que não têm o hábito de usar o computador para se comunicar e para pesquisar, essa afirmação pode parecer exagero, mas não é. Empresa que não está na rede mundial de computadores, está, no mínimo, alguns anos atrás de seus concorrentes.
Por outro lado, tem muita empresa que já está na internet, mas que não se moderniza, não acompanha as novidades. Neste caso, o resultado será o mesmo: ela vai ficar pra trás.

Nesse painel, falamos sobre a internet no mundo dos negócios, sobre as mudanças nos sites de busca e as várias formas de publicidade online e o retorno que elas podem trazer para o negócio. Esteve em estúdio Leonardo Bortoletto, que já acumula experiência de 13 anos à frente da Web Consult.

Bortoletto abriu a entrevista falando sobre os sites de buscas, que têm sido muito utilizados. “Uma operação que acontece em fração de segundos tem, por trás, uma grande inteligência”, diz. Alguns sites são mais fáceis de serem visualizados do que outros na listagem, após a busca pelo internauta. Algumas se mantêm sempre no topo da lista. Segundo Bortoletto, os sites que estão no topo atendem a determinados requisitos que os sistemas de busca determinam para que eles sejam aparecidos. “Existem algumas regras que esses sistemas impõem, mas algumas, que são mais estratégicas, não são divulgadas”, conta.

Afinal, como fazer com que um site seja facilmente encontrado por qualquer site de busca? Para Leonardo Bortoletto, o primeiro passo é elaborar um bom projeto, tendo em vista o público a ser atingido. “O site tem que estar bem projetado, ter conteúdo condizente com o que o internauta está procurando”, lembra.

Ter, textualmente, palavras- chaves é uma das formas de ficar mais visível, mas alguns sites de buscas, como o Google, por exemplo, entende que muitas pessoas fazer uso indevido dessas palavras. Logo, ele não posicionará o site por isso, de acordo com o especialista. “Tem que ter conteúdo que realmente faça referência à palavra-chave”, reforça.

Bortoletto disse que os sites de busca é que ditam o que deve ser feito. Muitas vezes é necessário sacrificar a beleza do projeto para ser melhor rastreado. Além dos sites de busca, existem outras formas das empresas se beneficiarem com a tecnologia, com a internet. Bortoletto lembrou um caso de uma grande rede de fast food que tem estudando hábitos de consumido pelo Orkut. “No Orkut, você tem comunidades com mais de 500 mil pessoas cadastradas dizendo que gostam do milk-shake de Ovomaltine, e do que elas não gostam. Ou seja, os consumidores sinalizam de forma digital, basta a empresa saber ler essas informações, o que nem sempre acontece”, conta.

Outro item citado na entrevista, e que tem sido bastante utilizado pelas empresas para divulgação de eventos, serviços, é a publicidade online. 
Quando a internet chegou ao Brasil, as empresas acreditaram que seria a melhor ferramenta de divulgação, e muitas delas se deram mal, o que gerou desconfiança no meio empresarial. Mas, hoje, a internet se firmou, e muitas empresas ainda não se adaptaram a esse novo meio de comunicação com o mercado. “Hoje, a internet é um canal rentável, rápido e com retorno certeiro. E não só para grandes empresas”, ressalta. O investimento nessa tecnologia não é alto e existem várias formas de se fazer publicidade online, sem envolver também grandes investimentos. “Você pode trabalhar com banners, hotsites, campanhas especificas, ou seja, existe planejamento de marketing online de diversas formas”, conclui.

Foto: Mariana Neto

 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios