Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Artigo
ARTIGO: Empreendedoras e suas histórias

Rosana Lopes, Imperatriz Porto, Inácia Soares e Maria Nazare

ELAS COMANDAM O PRÓPRIO DESTINO

Mulheres empreendedoras e sua paixão pela vida

(*) Por Inácia Soares - publicado, originalmente, na Revista Sala de Espera

 

 

 

Que as mulheres são mais observadoras que os homens, todo mundo sabe. O que poucas pessoas acreditam é na capacidade de foco que elas têm. Ainda que se percam nos detalhes de vez em quando, as mulheres entendem de negócios tão bem como os homens e levam vantagem pela flexibilidade que já nasce com elas... Em tempos estressantes e corridos, saber jogar em várias posições - e às vezes - ao mesmo tempo, vem deixando as mulheres em destaque no mercado. 

Para deixar claro que elas não estão brincando de empreender e que logo se cansarão desse desafio, o Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas abriu um espaço especial para essas mulheres no evento Salto em Negócios, realizado em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25 de setembro. Sob o comando da jornalista Inácia Soares, editora e apresentadora do programa de TV Mesa de Negócios e também palestrante em temas ligados à carreira e negócios, foi realizado um debate com três mulheres de gerações e trajetórias profissionais diferentes, mas que têm a mesma veia empreendedora.

Maria Nazareth, cozinheira e fundadora do primeiro restaurante do Mercado Central, é uma mulher famosa. Já deu tantas entrevistas para rádios, jornais e revistas que enjoou de contar a própria história. Levar o empreendimento pra frente, sem dinheiro e experiência, exigiu muita determinação e aquele jeitinho de quem dá conta das tarefas mais difíceis, simplesmente, porque decidiu fazer. Aos 87 anos, trabalha todos os dias e cata 60 quilos de feijão por semana, desafiando a crença dos mais jovens.

A comerciante Imperatriz Porto é um problema sem solução. Para os concorrentes, claro. Super criativa, ela sempre surpreende os vizinhos com idéias inovadoras como quando construiu uma passarela para as clientes desfilarem vestidos de festa. Aos 54 anos, é dona de quatro lojas, uma estamparia e um estacionamento. Imperatriz em nada lembra a altivez do nome. É uma pessoa simples e amorosa e até parece uma menina pelo jeito espontâneo de ser. Com a garra de quem não larga um objetivo enquanto ele não é alcançado, ela só faz crescer o negócio e garante que as crises que afetam o mercado, não passam da porta.

Completando o trio de mulheres empreendedoras, a jornalista Inácia Soares conversou com a jornalista Rosana Lopes. Aos 42 anos, ela resplandece energia em tudo o que faz. E como trabalha!  Rosana costuma brincar que só falta instalar um chuveiro no carro para facilitar a rotina cheia de compromissos e o vai e vem sem fim. A menina que sonhou em ser médica, e que até passou no concorrido vestibular para Medicina, não conseguiu se matricular porque precisava trabalhar. O estudo não era prioridade para quem precisava dar conta da própria sobrevivência. Nascida em família muito simples, a jornalista jamais se lamentou. Transformou os desafios em trampolins.  Esta revista, em sua xx edição, é uma prova deste talento para empreender, a partir do nada. Nada? Perdão. Uma mulher apaixonada pela vida e pela profissão já tem tudo o que precisa.

 

(*) Inácia Soares, jornalista e apresentadora do programa Mesa de Negócios, o mais antigo da TV mineira, exibido na TV Horizonte, professora do MBA Pitágoras, palestrante e coautora dos livros “Emoção, conflito e poder nas organizações” (Editora Com Arte/2009) e “Do Porteiro ao presidente” (Editora Com Arte/2009).

inaciasoares@mesadenegocios.com.br

www.revistasaladeespera.com.br

 

Fotos: divulgação / ACMinas

Mais fotos

Inácia Soares, jornalista Rosana Lopes, jornalista e empresária Maria Nazareth, cozinheira e dona de restaurante Imperatriz Porto, empresária Imperatriz, Beth Pimenta, Maria, Inácia e Rosana Maria Nazare e Inácia Soares Wagner Sa, diretor da ACMinas debate Rosana Lopes, Imperatriz Porto e Maria Nazare Rosana Lopes, Imperatriz Porto e Maria Nazare Vista lateral do palco Inácia Soares, jornalista Debate Debate Visão geral do auditório, hotel Mercure / BH Rosana Lopes, Imperatriz Porto e Maria Nazare Platéia no auditório do Hotel Mercure / BH Inácia Soares, jornalista Inácia Soares, jornalista
 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios