Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Artigos
Design sustenta marca

Alexandre Branco, sócio-diretor Madeirense

DESIGN SUSTENTA MARCA

Criar novos modelos para vencer concorrentes

12/02/08

Investir em design foi a estratégia da indústria de móveis Madeirense para vencer os concorrentes na briga pelo mercado. O empresário Alexandre Branco Filho representa a segunda geração da empresa que tem 60 anos de mercado. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram e deram força para o negócio crescer cada vez mais. A última mudançca veio com a percepção de que era preciso investir em ergonomia e design. “Através de viagens ao exterior, feiras internacionais, chegamos à conclusão de que se não houvesse um investimento pesado no design, voltado para a visão da ergonomia, a empresa não iria para frente. Então o cerne da evolução do design se tornou nossa busca constante”, explica Filho.

Na indústria, investir em design implica em mais investimentos, e o retorno para a empresa é mais demorado. Evoluir em design significa trocar equipamentos, maquinários, que atualmente são todos informatizados, ou seja, maquinários informatizados passa a requerer uma pessoa que tenha mais conhecimentos, que não um marceneiro tradicional. Vários processos precisam ser revistos e mudados, o dia-a-dia do operacional muda. Segundo Alexandre Filho, o ser humano tende à inércia. “Mas temos que realmente impulsionar para que a empresa inove”, alerta. Quando o assunto é mudança, comenta o empresário, uma turma normalmente resiste, outra fica em cima do muro, e uma minoria apóia e acompanha a mudança. “É essa turma que trazemos para perto, que faz a empresa evoluir, e se tornam multiplicadores do processo”, lembra.

Apesar de todas as dificuldades em processos de mudanças, se a empresa não tivesse tomado essa decisão, o empresário garante que o crescimento teria estagnado. “Como todo segmento, temos concorrentes fortes, atentos ao mercado. Temos que buscar inovação em material, tecidos, acabamento, é uma constante vigilância. E é essa vigilância que tem nos levado a uma posição de destaque no mercado”, garante.

A empresa está se tornando uma marca também internacional. “Conseguimos alguns contratos nos Estados Unidos, alguns negócios em Angola, África do Sul, e agora estamos em busca do mercado australiano. Fizemos uma rápida pesquisa que mostra o interesse dos industriais australianos em trocar experiências com a indústria brasileira. Ou seja, é mais um passos que estamos dando em busca da inovação, para não estagnarmos, pois se parar, o concorrente passa”, alerta.

Conclui-se que a decisão estratégica tem que ser tomada. Por mais difícil e tumultuada que seja. Para diminuir o impacto que a mudançca causa dentro de uma empresa, Alexandre Filho garante que é preciso ter política com os funcionários. “Tem que explicar os motivos da mudançca, mostrar que, apesar do transtorno, é um processo que vai trazer resultado. Mas apesar de doloroso, é prazeroso, é o desafio da conquista. E nós conduzimos o processo de forma a conseguirmos alcançar os objetivos”, conclui.

Fotos: Mariana Neto

 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios