Pessoas de Negócios
 
quinta-feira, 29 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Carreira
Em busca da felicidade na carreira

Cássia Morato, consultora de empresas

EM BUSCA DA FELICIDADE NA CARREIRA

Dentista muda de profissão

08/08/08

Era uma vez uma dentista com 14 anos no ramo de odontologia, com consultório próprio e muitos clientes. Um dia, ela percebe que está infeliz e resolve buscar novas oportunidades na carreira, até fechar de vez o consultório bem-sucedido para buscar duas novas, e incertas, possibilidades de profissões que nada têm a ver com a formação. Essa é a história de Cássia Morato.

A escolha pela odontologia veio quando Morato tinha apenas 16 anos, ao prestar vestibular. “Eu era muito nova e fiquei muito confusa na escolha. E, ainda, meu pai era dentista e acabou me motivando a seguir carreira. Acabei cedendo. No sexto período, eu já tinha uma clínica pronta esperando por mim”, lembrou-se.

Alguns anos de profissão e o incômodo começou a se manifestar. “Quanto mais cheio o consultório, mais o incômodo crescia, porque eu gosto de conversar, interagir, e como eu fazia isso com paciente com borracha ou motorzinho na boca?”, brincou.

Mais difícil do que se sentir infeliz é admitir para si mesma estar infeliz, acredita Morato. A partir daí, a dentista começou a refletir sobre o dilema até que, um dia, o marido a sugeriu um curso de MBA e, ali, ela viu nascer uma nova oportunidade. Sentiu-se seduzida e se matriculou. “Um dia, em sala de aula, meu professor de Planejamento Estratégico me interpelou diante de 35 alunos, todos gestores, e perguntou o que eu fazia ali, pois eu não tinha o perfil da turma”, contou. Cássia estava em busca da felicidade, mas não sabia exatamente onde era o seu lugar. Após 15 dias, o professor procurou Cássia Morato com uma proposta de trabalho na área comercial de uma empresa recém-chegada no Brasil. Apesar de nunca ter atuado com vendas, Morato decidiu encarar o novo desafio. Em apenas dois meses, foi promovida a gerente comercial. “Chegou a encruzilhada, foi quando eu decidi fechar de vez o consultório. Percebi que ali eu seria feliz”, afirmou.

Dar aulas se tornou outra tarefa na vida de Cássia Morato. É professora e curso de pós-graduação na área de saúde, aproveitando o conhecimento da odontologia, mas  usando a questão didática que aprendeu na área comercial, e os novos conhecimentos como gestora. “O prazer de lecionar me preenche de satisfação, pois é um processo de troca e vem para complementar a minha atuação. Eu me realizo através dos alunos”, disse entusiasmada.

Além disso, atua como consultora de empresas na identificação de mercado. “O setor da saúde existe muito cuidado com a qualidade no serviço, e as indústrias hoje também buscam essa diferenciação nos serviços para fortalecer vínculo com os clientes”, explicou. Logo, a atividade também veio agregar novas experiências satisfatórias para a profissional.

Trocar o certo pelo duvidoso não é decisão fácil de ser tomada. Principalmente quando a troca pode envolver desestabilidade financeira, perda de reconhecimento no mercado em uma área ainda não explorada, entre outros desafios. Mas, apesar de todos esses riscos, a decisão de Morato foi bastante refletida e motivada. “Todos os dias me olho no espelho e fico muito feliz por ter tido essa coragem, pois é uma aposta”, contou. Embora atualmente ela trabalhe muito mais, se sente sempre descansada. “Antes eu acordava segunda-feira já preocupada e insatisfeita. Hoje eu acordo e digo: que alegria, serei útil fazendo o que eu gosto. Posso oferecer o que existe de melhor dentro de mim”, concluiu Cássia Morato.

Fotos: Mariana Neto

Mais fotos

Cássia Morato em entrevista à jornalista Inácia Soares Cássia Morato em entrevista à jornalista Inácia Soares
 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios