Pessoas de Negócios
 
terça-feira, 27 de junho de 2017
   eventos   palestrantes   campanhas   currículos   Empresas
 
tv vídeos notícias contato inácia soares
 
   Artigo

 
   Atendimento a Clientes

 
   Carreira

 
   Comunicação

 
   Empreendedor

 
   Etiqueta e postura

 
   Eventos

 
   Gestão de Pessoas

 
   Liderança

 
   Livros

 
   Midias

 
   Negócios

 
   Novos Negócios

 
   Tecnologia

 
 
     Buscar

em  
 
     Últimas Notícias
Encontro de educadores
Ética e Relações de Trabalho
Talentos Invisíveis
Liderança e Reinvenção
Formatura Incubadora Design UEMG
 
[ Todas as notícias ]
 
 
 
 
Notícias
 
Negócios
Ponto de Venda

Lourival Filho, empresário

PONTO DE VENDA

Sua empresa sabe usar o PDV para se comunicar com o consumidor?

11/03/08

Segundo pesquisa da ACNilsen, realizada em 2004, há cerca de 900 mil pontos de venda no Brasil. São eles: padarias, bares, farmácias, supermercados, mercearias e etc. Ou seja, os pontos de venda são um instrumento muito forte no processo do consumo.

Outra pesquisa, desta vez do Popai, a entidade que estuda o merchandising no ponto de venda, indica que mais da metade das compras são decididas no ponto de venda. Ou seja, o consumidor sai de casa para comprar arroz e feijão, mas decide que marca vai levar quando está diante das gôndolas.
Nesta lista, entra também a compra por impulso. E que impulso foi esse?
A comunicação na dose certa, na linguagem certa, no tamanho certo, nas cores certas. Então, como transformar o ponto de venda em um aliado para aumentar o faturamento do negócio?
Quem respondeu a essa pergunta foi um grande entendido no assunto, Lourival Mariano Filho, fundador de uma empresa especializada em comunicação empresarial de vários formatos e materiais. O negócio já está perto de completar 20 anos de mercado.

Segundo Lourival Filho, a palavra merchandising significa vender um produto sem que haja um vendedor. Ou seja, não basta apenas ter uma boa idéia de campanha, cada etapa do processo tem que ser acompanhada. “Saber quem é o consumidor, conversar com o fabricante e investir na imagem”, alerta. “Um cartaz bem ou mal colocado no ambiente pode induzir o afastar compras”, complementa.

O especialista falou um pouco sobre o dia-a-dia do trabalho e comentou sobre o ponto de partida para a criação de uma campanha. Ele comentou que existem duas formas: uma vem pronta da agência, apenas para a produção. Em outros casos, a empresa oferece a solução junto ao cliente, e depois produz. Um exemplo desse planejamento ocorreu há dois meses. Uma empresa de cosmético lançou um desodorante. Na tampa, ela colocou um lacre para garantir ao consumidor que a quantidade de líquido especificada na embalagem era a real. “Mas como o consumidor iria comprar sem sentir o cheiro, sendo que era lançamento e estava competindo com outras marcas”, Lourival se perguntou. “Então pensamos e elaboramos um display pequenino que, quando o consumidor olha de lado, é um acrílico neon, e quando ele chega perto, tem apenas um desodorante aberto escrito: experimente”, contou.

Mas não basta apenas a empresa ter uma idéia e querer aplicá-la em qualquer ponto de vendas. É preciso visitá-los e conversar, inclusive, com os supermercadistas, para entender o espaço e a viabilidade do plano de comunicação.

O fato é que as empresas estão aproveitando tudo para se comunicar. E, segundo Lourival Filho, esse é o caminho. “Nos elevadores, carrinho de supermercado, escada rolante, adesivo em lugares cilíndricos, no chão, então dá para aproveitar os espaços e fazer uma boa comunicação”, explica. Quanto mais criativo, melhor. “O brasileiro é muito criativo, alegre, então quanto mais interatividade, mais criatividade na comunicação, mais efeito vai gerar”, lembra.

O especialista lembra também que não existe produto impossível de se trabalhar no ponto de venda. “Todo produto dá para ser melhorado. E quando o produto vendido é bom, quem compra sai feliz, quem fabrica o material fica feliz e o dono do estabelecimento também”, finaliza.

Foto: Mariana Neto

 
 
Todos os direitos reservados à
Pessoas de Negócios © 2008

Termos de uso

   
 


TV HORIZONTE

Programa Mesa de Negócios
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral / BH - MG
Cep.: 30.535-910


E-mail: tv@mesadenegocios.com.br
TV Inácia Soares Carreira Tecnologia
Apresentação Eventos Comunicação Contato
TV Horizonte Palestrantes Empreendedor  
Próximo Programa Campanhas Etiqueta e postura  
Assista ( Vídeoteca ) Currículos Gestão de pessoas
Programas Anteriores Empresas Liderança
Depoimentos Vídeos Livros
Exibição Notícias Midias
Cenário Artigos Negócios
Equipe Atendimento a cliente Novos Negócios